Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011 - 150 ANOS DA ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA








        
Solenidade de Abertura Oficial das Comemorações
dos 150 anos da
Estrada União e Indústria dia 23/06/2011 - 11 horas
Palácio de Cristal – Petropólis/RJ

Bom dia Senhoras e senhores, crianças e adolescentes; e autoridades presentes.
Primeiramente agradeço a Deus, por todas as realizações, e em nome da comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da Estrada União e Indústria gostaríamos de agradecer e cumprimentar o nosso anfiteão, ilustríssimo Senhor Prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi e aproveitar para saudar todas as demais autoridades presentes, neste dia que estamos enaltecendo a história da Estrada União (concórdia, aliança, associação) e Indústria (aptidão, invento, atividades) que possibilitou e possibilta o desenvolvimento interregional, fluminense.
 Inaugurada em 23 de junho de 1861, por D. Pedro II, Imperador do Brasil e o Comendador Mariano Procópio, a Estrada União e Indústria completa hoje 150 anos de existência e uma diversidade histórico-cultural.
 A Estrada União e Indústria foi construída com a extensão de 144 km (24  léguas), sendo 96 km no Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais,  apesar das diversas nomenclaturas adquiridas com o passar os anos, continua sendo para a população a antiga Estrada União e Indústria devido ao fator de união e integração regional com circulação de trabalhadores, turistas e autoridades, além de manter um grande potencial turístico, cultural e econômico. 
Seu surgimento também trouxe os primeiros transportes coletivos em longas distâncias. Em outra fase, ocorreu o predomínio dos raids dos clubes de motociclistas e os sportmen. Quando em segundo plano, não deixou de existir, e com advento dos automóveis, recebeu atenção especial a partir da Era Vargas quando teve diversas melhorias.
De forma significativa seu traçado pelas cidades do interior criou-se uma identidade peculiar que somente quem viaja pela Estrada União e Indústria consegue perceber a sua relevância interregional. Sendo assim, vale destacar que pela primeira vez diversas cidades se unem para comemorar a rica história de uma estrada, que liga os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Dessa união entre as cidades sugiu a Comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da Estrada União e indústria, sua primeira reunião foi realizada em 27 de outubro de 2010, na cidade de Matias Barbosa, visou estabelecer as diretrizes iniciais das comemorações. E as cidades participantes seriam aquelas do tronco principal: Petrópolis, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian no estado do Rio de Janeiro e se estendendo pelos municípios mineiros de Simão Pereira, Matias Barbosa e Juiz de Fora.
O começo dos trabalhos da Comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da Estrada União e Indústria não foram fáceis, da mesma forma que sua construção teve vários percalços, entretanto a união das cidades fluminense e mineira demonstrou o quanto podemos trabalhar de forma cooperativa e desenvolver estas duas regiões tão irmãs.
Os membros da comissão se dedicaram nas suas diferentes etapas de montagem da programação das comemorações, o trabalho colaborativo que aos poucos foi passando de idéias para várias ações, fruto da competência de cada um dos munícipios do tronco principal, verdaderia união e indústria quando significa aptidão, habidade para criar ou fazer alguma coisa.
Assim, nasceu a Comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da Estrada União & indústria fator de integração laboriosa dos munícipios do tronco principal.
Para encerrar gostaria de agradecer a Companhia Concessionária Rodoviária – Concer - nossa maior patrocinadora, os Senhores Pedro Jonsson e Sérgio Guimarães. Não posso esquecer-me do Senhor Luiz Carlos Gomes, do Instituto Histórico de Petrópolis pelas várias sugestões na execução das medalhas, e agradecer de modo especial a família Espeschit, na pessoal do Senhor Guilherme Lima Espeschit, vinda de São José dos Campos, o tataraneto de Mariano Procópio, o Senhor Paulo Gabriel Ferreira Lage, o tataraneto de D. Pedro II, D. Pedro Carlos de Orleans e Bragança e dessa forma agradeço a todos os presentes.
E viva a Estrada União e Indústria!
 Ricardo Sartine (Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da Estrada União e Indústria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.