Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2012

Corporação Musical Matias Barbosa_breve história


UMA BREVE HISTÓRIA DA:
CORPORAÇÃO MUSICAL MATIAS BARBOSA



            A Corporação Musical Matias Barbosa surgiu a partir de uma série de ações do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Matias Barbosa no ano de 2009.  Devido à necessidade de manter viva a mineiridade da cidade que está situada nas margens da Estrada Real (Caminho Novo) e da antiga Estrada de Ferro D. Pedro II (posteriormente Central do Brasil e Rede Ferroviária). A cidade tem uma forte ligação histórica às bandas de música de Minas Gerais, pois desde o início do século XX, eram as mesmas as responsáveis pela animação dos bailes, festas populares e outros eventos sociais. Das bandas do passado, somente a Sociedade Musical Banda Santa Cecília se mantém ativa na cidade, mas sempre necessitando de apoio do poder público, sendo esta de caráter privado e com fins lucrativos e apresentando problemas diversos.

A única forma de se manter uma banda na cidade era a elaboração de um projeto de lei que visasse a criar da Corporação Musical Matias Barbosa de caráter público e podendo assim ser mantida pela prefeitura e coordenada pelo Departamento de Cultura. Foi assim, que o professor Ricardo Sartine apresentou ao regente e os poucos músicos remanescentes, a melhor forma de manter vivo um capítulo da musicalidade da cidade, depois de algumas reuniões todos concordaram e o projeto de lei foi escrito e enviado a Câmara Municipal de Matias Barbosa.

A mensagem de lei foi enviada em outubro de 2009, com objetivo de criar para a cidade de Matias Barbosa a Corporação Musical que leva o mesmo nome da cidade, a estrutura era de formar uma banda marcial e uma orquestra musical que devido à demora acabou sendo incorporada pelo Programa Cultura Para Todos no Projeto Estação Musical. Em janeiro de 2012, foi então sancionada pelo prefeito municipal, e ao longo deste período os músicos recebiam todo o apoio do Departamento de Cultura e mantinham os estudos musicais no Centro Cultural.

A Corporação Musical Matias Barbosa foi cadastrada na Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais no programa Banda de Minas. Desde 2009, em todas as apresentações pela cidade e região os músicos devidamente uniformizados com os símbolos da Corporação Musical Matias Barbosa demonstraram empenho e destreza em um reportório muito váriado. A Corporação Musical Matias Barbosa (Projeto Estação Musical) participou de várias apresentações entre elas: Projeto Bandas de Cá, na cidade de São Lourenço, Encontro de Banda na Cidade de Goianá entre outras locais como o desfile cívico do sete de setembro, Festa da Paróquia e Cantata de Natal.


No Centro Cultural de Matias Barbosa são oferecidas gratuitamente aulas de música para instrumentos de sopro para jovens e adultos. E desde agosto de 2010 promove aulas de música para instrumento de cordas para crianças e adolescentes com objetivo de se formar a Orquestra Municipal a partir da Corporação Musical Matias Barbosa, intitulada de Estação Musical. O primeiro coordenador da Corporação Musical Matias Barbosa foi o senhor Ricardo Sartine, no ano de 2012, a Corporação já contava com aproximadamente 60 aprendizes de música e 3 professores de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.