Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conhecendo os Bens Imateriais de Matias Barbosa


Conhecendo os Bens Imateriais de Matias Barbosa

Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Decreto Municipal nº1.642 de 06 de janeiro de 2011

A partir de amanhã a cidade de Matias Barbosa estará em festa. A antiga Vila distrito de Juiz de Fora, no início do século XX, que está encantadora história começou, depois de muitas décadas hoje já é considerada uma das manifestações culturais no município e faz parte do calendário da cidade, além de ter o registro como bem imaterial local.

A Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição acontecerá nos dias 08, 09 e 10 na Praça da Matriz. Foi registrada como bem imaterial devido ser uma manifestação religiosa e sócio-cultural que envolve toda a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no município de Matias Barbosa. 

Através do Parecer de Registro do Conselho Municipal de Cultura na qual sua fundamentação de base religiosa e cultural se remonta as festividades trazidas para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal), a Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Matias Barbosa mantém uma tradição centenária de reunir milhares de pessoas na Praça Manoel de Castro, onde se localiza a Igreja Matriz, local na qual se presta as homenagens à Padroeira de Matias Barbosa, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é composta por diversas atrações e quitutes típicos do município de Matias Barbosa, durante as festividades podemos perceber a comunidade presente, trabalhando de forma voluntária nas barracas, leilões, jogos com prêmios, bebidas e comidas típicas entre outros.

O período comemorativo ocorre sempre no mês de junho, com a realização da procissão nas principais avenidas e ruas da cidade, levando a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Outro Momento distinto são as celebrações e procissão que ocorrem no dia 8 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição  

O registro do bem imaterial Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição a nível municipal do perímetro que contempla a Praça Manoel de Castro, justifica-se por sua manifestação religiosa e cultural de indiscutível valor histórico imaterial, onde inúmeros fiéis e visitantes das cidades vizinhas se reúnem para celebrar juntos, a Padroeira de Matias Barbosa, Nossa Senhora da Conceição e também São Sebastião.


Vale a pena conferir e visitar esta cidade mineira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.