Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nova Visita das Caminhantes da Estrada Real

CAMINHANTES DA ESTRADA REAL HOMENAGEIA MATIAS BARBOSA/MG
Primeira visita das Caminhantes da Estrada Real

Matias Barbosa(MG) originou-se a partir da primeira sesmaria doada ao fidalgo português Mathias Barboza da Silva nas margens do Caminho Novo recebeu no dia 1º de julho de 2012 pela segunda vez a Associação das Caminhantes da Estrada Real. Esta segunda visita foi muito especial pois as Caminhantes da Estrada Real entregou então professor Ricardo Sartine uma placa de homenageando a cidade e a passagem das Caminhantes pelo município. A confraternização e entrega da placa ocorreu na Cabana Matiense onde no passado era Caminho Novo.
Entrega da Placa ao professor Ricardo Sartine
Confraternização na Cabana Cipriani

Os diversos caminhos deveram origem ao estado de Minas na busca por ouro, diamante e pedras preciosas; através das bandeiras de Fernão Dias, Bartolomeu Bueno da Silva, Borba Gato, dentre outros ilustres exploradores do Brasil ainda colônia de Portugal, abrindo caminhos entre montanhas. Nessa busca surgiu a Estrada Real compreendendo 1.630 km, passando por 199 municípios, sendo 169 no Estado de Minas Gerais, 22 no Estado de São Paulo e 8 no Estado do Rio de Janeiro.

Secretário de Cultura Ricardo Sartine e Turismo e Diretoria da ACER
          Ao longo dos séculos, a Estrada Real perdeu importância. É preciso redescobri-la, trazer à tona o passado glorioso, valores e o modo de viver das pessoas ao longo deste caminho. Pensando assim, o Governo de Minas juntamente com a Fiemg lançaram o Instituto Estrada Real. Com esse mesmo propósito Beth Pimenta e Dalva Thomaz, em 2003, decidiram convidar umas amigas (20) do Colégio Interno de Conceição do Mato Dentro, para fazerem este percurso (ER), e partiram de Bom Jesus do Amparo em direção a Conceição do Mato Dentro.
Professor Ricardo Sartine e Turismo e Diretoria da ACER

            Assim nasceu a ACER- Associação das Caminhantes da Estrada Real- uma entidade sem fins lucrativos que promove, realiza e coordena caminhadas com grupo de (80) mulheres, empresárias, mestras e doutoras, políticas, juízas, arquitetas e jornalistas, enfermeiras, no roteiro da Estrada Real, sempre estimulando o desenvolvimento das comunidades visitadas, atuando nas áreas de cultura, educação, meio ambiente, turismo e promovendo ações destinadas à preservação e valorização dos patrimônios históricos, artísticos e socioambientais.
 Primeira visita em Matias Barbosa, Casa do Artesão
Visita ao Espaço Século XVIII
 Escadaria de acesso a Capela de Nossa Senhora do Rosário,
Patrimônio Histórico Nacional
Vista da Capela de Nossa Senhora do Rosário, a partir do adro
      
    A Associação das Caminhantes abraça o projeto “Arvore é Vida” Idealizado pela BPW (International Federation of Business and Professional Women), registrado na ONU e presente em 90 países. O foco principal nesse projeto é o plantio de arvore nativas na região limítrofe e de influência da Estrada Real. Além de proporcionar a recomposição e ampliação vegetal em áreas desnudas e de APP (topo de morro, margens de rios e córregos, proteção de nascentes), as árvores em pontos estratégicos formarão alamedas e bosques, ampliando os atrativos turísticos nesse patrimônio do turismo nacional.


"Este grupo não será desfeito, porque veio para sempre, solificado em todos os corações nesta estrada que é a Estrada da Esperança".



Objetivos da Associação das Caminhantes da Estrada Real:

I - Promover caminhadas na Estrada Real, ou em qualquer outro roteiro;

II - Atuar nas áreas de cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, educação, turismo, saúde e ação social nas comunidades visitadas;

III - Estimular a melhoria das condições de vida das comunidades nos roteiros das caminhadas;

IV - Apoiar e incentivar a cultura, os valores e modos de vida dessas comunidades;

V - Promover ações visando a preservação e valorização de patrimônios históricos, arquitetônicos, artísticos e paisagísticos localizados nessas comunidades.

 Relógio do Sol em Pedra Sabão, réplica da cidade de Tiradentes, localizado no
adro da Capela de Nossa Senhora do Rosário
 Interior da Capela de Nossa Senhora do Rosário
Exibição do curta sobre o Encontro de Folia de Reis em Matias Barbosa (cine estação)
            Toda a comunidade matiense parabeniza a iniciativa das Caminhantes da Estrada Real e deseja lhes muito sucesso e saúde nesta jornada pelos antigos caminhos de Minas, Rio e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.