Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Simbolos da Estrada de Rodagem União e Indústria




Brasão Comemorativo dos 150 anos da

Estrada União & Indústria (1861-2011)

DESCRIÇÃO

1 – O Escudo: Escudo português ou ibérico, de uso predominante na heráldica de Domínio no Brasil, evocar nossas remotas origens lusitanas contendo os seguintes elementos:

1.1 – Chefe (parte superior):

Sinople (azul) inicia-se com a serra do Taquaril simboliza a paisagem da terra fluminense e sobre onduladas montanhas da serra de Marmelos que simbolizam a paisagem da terra mineira.

1.2 – Campo Principal:

De goles, com as seguintes representações:

1.2.1 – Uma representação da simbólica das diversas Pontes da Estrada União & Indústria, de prata, em sua apresentação primitiva, (superestrutura de madeira) e os pilares em pedra (ainda os primitivos).

1.2.2 – Sobre a ponte uma Carruagem denominada Mazeppa, Petrópolis a Juiz de Fora, muito utilizada pela Cia União & Indústria, tirado por quatro cavalos.

1.2.3 – A Estrada União & Indústria é representada esquematicamente em uma única faixa onduladas de sable (negro) e prata.

1.3 – Ponta:

De sinople é representado pelas atuais bandeiras do Estado do Rio de Janeiro e do Estado de Minas Gerais.

2 – Elementos externos:

2.1 – Coroa de Dom Pedro II, Imperador do Brasil (1840-1889) responsável pela concessão para construção e exploração da Estrada União & Indústria pelo Comendador Mariano Procópio.

2.2 – Suportes: Ramos de café frutados e fumo, evocando a atividade econômica mais importante da região até o primeiro quartel do século XX.

2.3 – Listel de goles (marron), com as seguintes inscrições em

jalne (negro). À destra: 1861 – Ano em que foi inaugurada a Estrada União & Indústria. À senestra: 2011 – Ano em que completa a Estrada União & Indústria, 150 anos de inauguração, no tronco principal passando pelos municípios de Petrópolis, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gsparian, Simão Pereira, Matias Barbosa e Juiz de Fora.

Centro: Estrada União & Indústria – O nome da Estrada.

OBSERVAÇÃO: Para fins de impressão, as cores ouro e prata podem ser substituídas por amarelo e branco, respectivamente. A coroa mural pode ser representada em tonalidade cinza-claro.

Concepção Ricardo Sartine Fernandes de Oliveira

Desenho: Mario Cleber Pereira da Silva.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.