Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conhecendo os Bens Tombados de Matias Barbosa: Prédio da Cadeia Pública


Conhecendo os Bens Tombados de Matias Barbosa: Prédio da Cadeia Pública


 

Ano do Tombamento – 2009

Tombamento Municipal – Decreto nº 1.555 de 20 de outubro de 2009.

 

Edificação

Prédio da Cadeia Pública (Quartel e Cadeia).

 

Localização

Rua Oscar Vidal, nº 348.

 

Bairro

Centro.

 

Número de Pavimentos

Um.

 

Custo da Construção

58:000$000 (cinqüenta e oito mil contos de reis – moeda vigente da época).

 

Período de Construção

1928 e 1929.

 

Técnico Responsável pela Construção

Pantaleoni Arcuri e José Spinelli.

 

Histórico da Edificação

Com a emancipação política da Vila de Matias Barbosa na década de 20, foi construído este prédio eclético que remete, através de dois medalhões, a antiga Guarda Nacional. Esta edificação passou a ser a sede da Delegacia de Polícia (Guarda Cívica Municipal) e da Cadeia Pública.
 

Descrição da Edificação

O imóvel foi construído na década de 1920 para sediar a delegacia e a cadeia pública do município de Matias Barbosa. Tais quais as construções desta época, a edificação é um exemplo de arquitetura eclética com características estilísticas próprias do momento. Apresenta uma fusão de racionalismo clássico e art déco, cujas pretensões posturais imprimiam a presença de um espírito renovador na sociedade que, neste momento, se desligava aos poucos do colonialismo e abria caminhos para a industrialização e a modernização. O ecletismo acompanha esta fase e se expressa na arquitetura da maioria das cidades brasileiras. Não obstante, a edificação imponente situada em Matias Barbosa agrupa todos estes fragmentos estilísticos através da sua forma física e traz os comuns frisos horizontais do art déco, os grandes vãos (janelas e portas altas) da higienização do racionalismo clássico, bem como a implantação das angulações retangulares e o pé-direito alto. A presença de materiais semi ou totalmente industrializados, tais como o vidro, o tijolo maciço, o concreto e a telha cerâmica, também são fruto desta época de transformação, em contrapartida ao barro, pedra e cal da época precedente. Como toda arquitetura civil, a presença de uma escadaria frontal, a marcação da entrada com recuos ou saliências dos blocos edificados e a inserção de elementos decorativos, como os emblemas e escudos (expressos em desenhos alto-relevo de instrumentos musicais), podem ser vistos na arquitetura da antiga delegacia e cadeia deste município. Ressalta-se o coroamento, acima da cimalha, através da presença de um elemento típico da arquitetura militar das fortificações brasileiras: as ameias. Estas se justificam pelo uso inicial da edificação, a qual comporta um serviço de segurança pública e necessita, portanto, de efetiva proteção.

 

Técnicas Construtivas Predominantes

Seu sistema construtivo é uma estrutura mista de tijolos maciços e laje de concreto, cuja cobertura se faz em duas águas com telhas francesas e calhas laterais.

Empresa Responsável

Construtora Pantaleone Arcuri & Spinelli (Juiz de Fora – MG).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.