Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Conhecendo os Bens Tombados de Matias Barbosa/MG




Ano do Tombamento - 2006
Tombamento Municipal – Decreto nº 1.277 de 17 de março de 2006.

Edificação
Prefeitura Municipal de Matias Barbosa.

Localização
Avenida Cardoso Saraiva, 305.

Bairro
Centro.

Número de Pavimentos
Dois.
Custo da Construção
Indeterminado.

Período de Construção
1928 e 1929.

Técnico Responsável pela Construção
Indeterminado.

Histórico da Edificação
A edificação em estilo neoclássico, localizada à Avenida Cardoso Saraiva, nº 305, foi construída especialmente para abrigar a sede do recém emancipado município. O Projeto do imóvel que foi construído era de autoria do Presidente da Câmara e Agente do Executivo, que inaugurou o imóvel em 25 de junho de 1929, na presença do Governador do Estado Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e sob as bênçãos de Dom Justino de Santana, bispo da Diocese de Juiz de Fora. Os trabalhos artísticos internos do prédio, como forro em madeira com gregas laterais foram executadas pela Construtora Pantaleoni Arcuri & Spinelli, de Juiz de Fora.
Descrição da Edificação
O imponente edifício foi construído em 1929 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, nos moldes neoclássicos típico das edificações oficiais do final do século XIX e início do XX. Sua fachada principal, sobrecarregada de elementos decorativos, possui simetria e equilíbrio, além de um sistema preciso de relações e proporções que lhe confere harmonia, sobriedade e ordem, aspectos igualmente relacionados ao poder público.

Técnicas Construtivas Predominantes
Seu sistema construtivo é uma estrutura auto-portante com robustos pilares e paredes de tijolos maciços, sua cobertura de quatro águas, com estrutura de madeira e telhas francesas, fica escondida nas fachadas por platibandas e balaustradas de massa na fachada principal, o que reafirma seu estilo neoclássico. As paredes são revestidas interna e externamente com reboco e pintadas com tinta látex, e a base alteada na fachada principal é revestida com pedras. As janelas e portas internas são pintadas com tinta a óleo e a porta principal é revestida somente com verniz.

Empresa Responsável
Construtora Pantaleone Arcuri.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.